Em 22 de agosto de 1946, no Clube Joinville um grupo de contabilistas uniram-se e fundaram a Sociedade Joinvilense de Contabilistas. O ato solene de fundação foi presidido pela contabilista e professora Ana Maria Harger, diretora do Colégio Bom Jesus e da Escola Técnica do Comércio. A decisão teve por objetivo a congregação da classe e da consecução do Conselho Regional de Contabilidade, almejando uma Delegacia em Joinville.
Foram aclamados como presidentes de honra Ana Maria Harger e João Adolfo Bauer e como presidente da Associação o contador João Martins Véras que permaneceu no cargo até o ano de 1951 passando a presidência em 1952 para Theodoro Harger.
Em 1954 toma posse como presidente o contador Arlindo Borowsky, que mediante as disposições da Portaria Ministerial nº. 39 de 02/08/1944 e da necessidade de obter-se força e maior representatividade na defesa dos interesses da classe, reuniu a Associação em 3 de setembro e por Assembléia Geral Extraordinária aprovou o processo de investidura sindical. A então Associação Profissional, mediante reconhecimento do Ministério do Trabalho e da obtenção de sua carta sindical em 20 de abril de 1955, transformou-se em Sindicato dos Contabilistas de Joinville.
Desde o primeiro presidente, contador João Martins Véras a entidade vem defendendo a valorização do profissional de contabilidade implantando serviços de assistência, buscando parceiros e convênios, incentivando o aperfeiçoamento profissional contínuo e confraternizando os profissionais da classe contábil através de eventos e ações sociais da região.
Hoje a entidade abrange em sua base territorial as cidades: Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul.