CRÉDITO PRESUMIDO ICMS/SC – Sub Apuração – Regras de preenchimento no SPED FISCAL Registro 1900 e Filhos

CRÉDITO PRESUMIDO ICMS/SC – Sub Apuração - Regras de preenchimento no SPED FISCAL Registro 1900 e Filhos

Data: 17/06/2021

Horário: 08h00 até as 12h00

Instrutor (a)

DERLINDO MASCHIO: Formado em Técnico de Administração de Empresas. Graduando em Ciências Contábeis – FURB Blumenau. Experiência de mais de 30 anos na área fiscal e tributária. Durante 17 anos atuou como Supervisor da área fiscal da empresa Acon Controller Ltda. Diretor da Empresa Visão Moderna Treinamentos e Cursos. Consultor na área fiscal e tributária. Instrutor: Soma Cursos de Janeiro/2003 a junho/2015; Sescon (Blumenau, Florianópolis e Joinville); Sescap Paraná (Curso Analista Fiscal – Pratico); CRC/SC e FECONTESC – PEC Projeto Educação Continuada

JOÃO ADRIANO PHILIPPS: Formado Ciências Contábeis com ênfase em custos pelo IBES/SOCIESC e MBA em Gestão Tributária pelo INPG Blumenau. Atuando nos últimos 15 anos na área fiscal, Consultor na área fiscal e tributária. Instrutor: Sescon (Blumenau, Florianópolis e Joinville), CRC/SC e FECONTESC – PEC Projeto Educação Continuada, CDL Balneário Camboriú e Soma Cursos. Conselheiro Fiscal da ACIG Gaspar (2014-2019) e Vice Presidente Executivo do CEJESC(2017-2019).

Objetivos do treinamento:

Capacitar os participantes através de conceitos, disposições inerentes a legislação atual quanto ao correto preenchimento dos registros 1900 e filhos, referente a segregação na apuração do ICMS quando o contribuinte optar pelo crédito presumido conforme Anexo 2 do RICMS/SC. Sendo necessário atualização do profissional à legislação vigente, quanto as regras, suas obrigações e seus prazos, dentre outros assuntos, criando assim um diferencial competitivo e mão-de-obra qualificada

Público-alvo:

Aos profissionais envolvidos na apuração de tributos, analistas e assistentes fiscais, contabilistas, advogados, administradores, empresários, programadores de sistema (TI), bem como acadêmicos e demais interessados em aprofundar o conhecimento no assunto.

Programa completo:

Conceito de Crédito Presumido de ICMS
Regras Gerais de opção do Crédito Presumido
Vantagens e Desvantagens do Crédito Presumido
Lançamento do Crédito Presumido
Como reconhecer o saldo credor do Crédito Presumido na Sub Apuração
Qual ajuste deverá ser utilizado?
Transferência do Débito da Apuração Normal para a Sub Apuração
DARE – Código de Recolhimento e a respectiva classe de vencimento
DIME x SPED FISCAL
Tabela com Códigos de Ajustes no Documento Fiscal(C197)
Quais ajustes são feitos pelo documento?
Tabela com Códigos de Ajustes na Apuração do ICMS(E111)
Quais ajustes são feitos pela apuração?
Nota Fiscal de Saída (Devolução de Compra) – quais ajustes preencher?
Nota Fiscal de Entrada (Devolução de Venda) – como ajustar na Sub Apuração?

Registros:

Registro 1900 – Sub-apuração do ICMS;
Registro 1910 – Período da sub-apuração do ICMS;
Registro 1920 – Sub-apuração do ICMS;
Registro 1921 – Ajuste/benefício/incentivo da sub-apuração do ICMS;
Registro 1922 – Informações adicionais dos ajustes da sub-apuração do ICMS;
Registro 1923 – Informações adicionais dos ajustes da sub-apuração do ICMS
Registro 1925 – Informações adicionais da sub-apuração – valores declaratórios;
Registro 1926 – Obrigações do ICMS a recolher – operações referentes à sub-apuração;

Registro 1400 (Informação sobre valores agregados)

Tabela conforme Anexo III do Ato DIAT 44/2020
Quem deve preencher?
Quais atividades passaram a ser dispensadas a partir de 01/2020?

Exemplos Práticos, demonstrando para o participante os lançamentos diretamente no PVA do SPED FISCAL:

Crédito Presumido Artigos Têxteis
Crédito Presumido Importadoras
Crédito Presumido Transportadoras de Cargas
Crédito Presumido nas Vendas pelo e-Commerce

Valor do investimento:

• Associado/Filiado aos SINDICONT’s: R$ 115,00
  • Contadores em dia com o CRCSC: R$ 138,00
  • Parceiros e Contadores em dia com o CRC de outros estados: R$ 175,00
  • Demais interessados: R$ 230,00

O sistema irá emitir um boleto no final da inscrição que deverá ser pago para que o participante possa receber o ID e a senha da sala do curso.

Após a baixa do pagamento do boleto até o dia anterior ao curso, você receberá no e-mail cadastrado o link para fazer o cadastro do participante.

Ao clicar no link você irá preencher as informações solicitadas e enviar. Após o envio, o sistema irá responder automaticamente, pelo e-mail que foi colocado no cadastro, com o ID e a senha de acesso.

ATENÇÃO: Será permitido apenas um cadastro e acesso na sala virtual, por participante inscrito e pago.